300x250 AD TOP

Blogger news

AD (728x90)

Tecnologia do Blogger.

Colaboradores

Seguidores

Postagens populares

Tagged under:

Manipulação de Strings ADVPL - Parte II


ISUPPER()

Função utilizada para determinar se o caractere mais à esquerda é uma letra maiúscula, permitindo avaliar se o primeiro caractere de um string é uma letra maiúscula. É o contrário de ISLOWER (), a qual determina se a cadeia de caracteres começa com uma letra minúscula. ISLOWER() e ISUPPER() ambas são relacionadas às funções LOWER() e UPPER(), que convertem caracteres minúsculos para maiúsculos, e vice-versa.

Sintaxe: ISUPPER( < cString > )
Parâmetros: cString, string a ser examinada.
Retorno: Lógico.

LEN()

Retorna o tamanho da string especificada no parâmetro.

Sintaxe: LEN(cString)
Parâmetros: cString, string que será avaliada

LOWER()

Retorna uma string com todos os caracteres minúsculos, tendo como base a string passada como parâmetro.

Sintaxe: LOWER(cString)
Parâmetros: cString, string que será convertida para caracteres minúsculos.

LTRIM()

Função para tratamento de caracteres utilizada para formatar cadeias de caracteres que possuam espaços em branco à esquerda. Pode ser o caso de, por exemplo, números convertidos para cadeias de caracteres através da função STR().
LTRIM() é relacionada a RTRIM(), a qual remove espaços em branco à direita, e a ALLTRIM(), que remove espaços tanto à esquerda quanto à direita.
O contrário de ALLTRIM(), LTRIM(), e RTRIM() são as funções PADC(), PADR(), e PADL(), as quais centralizam, alinham à direita, ou alinham à esquerda as cadeias de caracteres, através da inserção de caracteres de preenchimento.

Sintaxe: LTRIM ( < cString > )
Parâmetros: cString, string a ser copiada sem os espaços em branco à esquerda.
Retorno: String.

MATHC()

Função utilizada para realizar operações matemáticas com strings que contém um valor numérico. MATHC() realiza algumas operações matemáticas como: Soma, Subtração, Divisão, Multiplicação e Exponenciação.
A função irá retornar uma string contendo o resultado da operação matemática, com uma especificação de até 18 casas de precisão no numero.

Sintaxe: MATHC ( < cNum1 > , < cOperacao > , < cNum2 > )
Parâmetros: cNum1: String contendo um valor numérico, cOperacao:  string que indica a operação que desejamos realizar, cNum2: String contendo um valor numérico, representando o numero no qual desejamos realizar uma operação.
Retorno: String.

OEMTOANSI()

Função que transforma uma string no Formato OEM / MS-DOS Text para uma string ANSI Text ( formato do Windows ).
Quando utilizamos um programa baseado no MS-DOS para alimentar uma base de dados , os acentos e caracteres especiais são gravados como texto OEM . Para tornar possível a correta visualização destes dados em uma interface Windows , utilizamos a função OemToAnsi() para realizar a conversão.
Ao utilizarmos um programa baseado no Windows para alimentar uma base de dados , o texto é capturado no formato ANSI Text . Caso este texto seja utilizado para alimentar uma base de dados a ser acessada através de um programa MS-DOS , devemos converter o dado para OEM antes de gravá-lo , através da função AnsiToOem().

Sintaxe: OemToAnsi ( < cStringOEM > )
Parâmetros: cStringOEM String em formato OEM – MsDos a ser convertida.
Retorno: String.

PADL() / PADR() / PADC()

Funções de tratamento de strings que inserem caracteres de preenchimento para completar um tamanho previamente especificado em vários formatos como data ou numéricos.

PADC() centraliza <cExp>, adicionando caracteres de preenchimento à direita e à esquerda.
PADL() adiciona caracteres de preenchimento à esquerda.
PADR() adiciona caracteres de preenchimento à direita.
Caso o tamanho de <cExp> exceda o argumento <nTamanho>, todas as funções PAD() truncam string preenchida ao <nTamanho> especificado.
PADC(), PADL(), e PADR() são utilizadas para exibir cadeias de caracteres de tamanho variável em uma área de tamanho fixo. Elas podem ser usadas, por exemplo, para assegurar o alinhamento com comandos ?? consecutivos. Outra utilização é exibir textos em uma tela de tamanho fixo, para certificar-se de que o texto anterior foi completamente sobrescrito.
PADC(), PADL(), e PADR() são o contrário das funções ALLTRIM(), LTRIM(), e LTRIM(), as quais eliminam espaços em branco à esquerda e à direita de cadeias de caracteres.

Sintaxe: PADL / PADR / PADC ( < cExp > , < nTamanho > , [ cCaracPreench ] )
Parâmetros: cExp Caractere, data, ou numérico no qual serão inseridos caracteres de preenchimento.
nTamanho: Tamanho da cadeia de caracteres a ser retornada.
cCaracPreench: Caractere a ser inserido em cExp. Caso não seja especificado, o padrão é o espaço em branco.
Retorno: String.

0 comentários:

Postar um comentário